Analisando "Alejandro" [post gigante]

18:41. Postado por Fernando Braida
Todo mundo já viu, eu sei, ok?

Mas preciso falar sobre o clipe também, né? Afinal, é Lady GaGa...

Então, achei que o clipe fez todo um estardalhaço, que pensei que ia sair algo "UAAAAAAU" mãããããs...

Sabem, tudo bem que, achei legal essa coisa dark, militar, contestadora e pseudo-gay legal, mas não é um clipe que vai marcar, assim como alguns outros anteriores da GaGa. Bem, vai marcar, mas não da forma como "Bad Romance" marcou....

Enfim, assistam o clipe [mais uma vez, porque provavelmente, como eu disse, todo mundo já viu]


Bem, primeiro só por curiosidade, talvez tenha a ver, ou não, no começo aparece escrito GAGA" depois "KLEIN" depois "ALEJANDRO" e aí que "klein" em holandês [que creio ser o idioma de onde veio essa palavra] significa "pequeno", aí podemos fazer uma ligação com "Litte Monsters", enfim... isso não é importante.

Eis que logo após aparecem alguns "militares". [guardem essa informação]

Em seguida, um "exército" de homens sem camisa, com cabelo de "cuia", "marchando" no escuro [guardem essa informação também] vou ter pesadelo com essa parte.

Aparece Lady GaGa pela primeira vez, e está vestida de "rainha" em meio a cenas fazendo caras e bocas de, pra mim,  "dor". Não vejo como algo de desejo nem nada relacionado com sexualidade. Não nessa parte.

Começa um funeral, em que GaGa traz um "coração" com algumas estacas fincadas e logo após ela começa a cantar [finalmente]. Se liguem que é o trecho de:

I know that we are young. (Eu sei que somos jovens)
And I know you may love me. (Eu sei que você pode me amar)
But I just can't be with you like this anymore. (Mas eu não posso mais ficar com você desse jeito)
Alejandro.

Então, entendi assim, é um funeral do "amor" de GaGa por Alejandro, já que há toda aquela coisa de a música ser algo sobre homossexualismo, logo, Alejandro seria gay e ela amando-o acaba sofrendo por não ser correspondida da forma como espera. Aí faz sentido o coração todo fincado.

Volta a rainha e de frente para seu "exército" ela canta "She hides true love" [Ela esconde o verdadeiro amor]. Sabe aquela história de que líderes, tanto monárquicos quanto militares não tem coração, são frios? Então... Ela ainda o ama, mas não pode/quer demonstrar isso, afinal, ela sabe que é uma decepção e seria um pouco que vergonhoso admitir.

Tá, ela canta um pouco enquanto os caras lutam [treinamento militar, talvez], passa uma projeção de "guerra" ao fundo... enfim, vamos ao próximo trecho.

Lady GaGa aparece de "freira", ou talvez só algo mais como uma "devota religiosa" até porque nesse momento só a mostra segurando um terço, cantando: "Just stop. Please. Just let me go. Alejandro. Just let me go." [Pare. Por favor. Deixe-me ir. Alejandro. Deixe-me ir.] seria algo mesmo meio que usando a religião como fuga desse amor "proibido". Uma confissão de que ela não quer mais sentir aquilo. Implorando a Deus.

GaGa aparece "torturando" sexualmente seu exército [que devido aos scarpins fica mais claro a evidência de todos ali serem gays] enquanto ela canta "She's not broken. She's just a baby." [Ela não está magoada. Ela é só uma criança.] seria uma forma de, usando aqueles homens, satisfazer seus desejos por Alejandro, já que é uma "criança mimada" e que tem poder e pode fazer tudo o que quer [lembrem-se de que na história do clipe ela é/foi uma rainha].

COREÔ

"SEXO"

GaGa vira o "centro" desses homens que a elevam como uma adoração, "comemoração", enfim... saudando aquela mulher poderosa e dominadora. Nessa parte aparece algo que eu acho ser novos nos clipes dela: ela canta, centralizada, olhando para a câmera, sem dançar. Acho que nunca tinha visto ao assim tão "comum" num clipe de Lady GaGa.

MOMENTO MADONNA

Uma coreô com sutiã de arma [dizem que é arma, mas pra mim isso pareceu uns cacetetes. risos.] Lembrem-se que há todo um contexto militar no clipe. Remete sempre à uma "guerra" dela, desses caras, desse amor não correspondido e da sociedade e toda sua problemática com a aceitação de homossexuais.

Microfone, cruz ao fundo e GaGa cantando. Enquanto isso rolam cenas em P&B. Pra mim, essa parte veio mais como "a superação". Ela canta para tentar esquecer o passado, seu amor, Alejandro, gays, o apelo religioso para esquecê-lo, as torturas sexuais.... algo como um exorcismo do passado. Sei que não existe, ou se existe, não é como no Brasil,  a expressão em inglês para "Quem canta seus males espanta", mas me lembrou isso.

Aí aparece o que muitos estão crendo ser o possível "Alejandro" de Lady GaGa. Eu também acho que pode ser ele, como também pode não ser. Alejandro volta à vida dela [como pessoas costumam ir e depois reaparecer em nossas vidas] e vê tudo o que ela fez por conta desse amor...

No final os gays a "rejeitam" empurrando de um lado para o outro até que isso se transforma em um desejo, meio que como se Lady GaGa tivesse "convertido" eles e agora, depois de tanto a hostilizarem, eles a desejam.

Ela termina "sozinha" sem nenhum envolvimento amoroso de fato, mesmo com o tal modelo brasileiro sentado na cama, até que tudo se corrói.

FIM

_______________
Eu posso estar MUITO errado, mas foi o que eu entendi do clipe.

Então, vocês podiam comentar o que acharam do clipe e do post.

Beigos

Um comentário:

ulisses_br disse...

Oi, Fernando.

Gostei muito da sua leitura do clipe da Lady Gaga. Nunca tinha visto esse vídeo (na verdade, nunca tinha visto um vídeo da Lady Gaga. Hoje vi também o Bad Romance - que você indicou no post).

O clipe utiliza diversos símbolos que já trazem em si muitos significados históricos (militares, monges, freiras, líderes), mas eu achei muito bacana a simplicidade com que foram expostos esses símbolos. Isso garante a quem assiste múltiplas possibilidades de interpretação.

O apelo homossexual do clipe é muito óbvio, até porque traz o contexto de soldados e religiosos (para quem a homossexualidade é tabu e também diversão!). Mas o que eu mais gostei de ver nesse sentido foram as coreografias muito afetadas, dos soldados desfilando, dançando a la Carmem Miranda e fazendo caras e bocas.

Ter lido o post antes me ajudou a fazer algumas boas observações ao assistir o vídeo.
Muito bom!
Valeu!

Abraço,

Ulisses

Postar um comentário





Copyright © 2011 • Diliça POP